quarta-feira, 6 de abril de 2011

O primeiro dia letivo

As aulas nas escolas públicas do Estado de São Paulo começam às 7 horas da manhã. Logo, como ainda prevalecia o horário de verão, a lua ainda brilhava no céu no momento do meu despertar para o meu primeiro dia de aula, agora como professora e não mais como aluna. Estava ansiosa para saber o que estava por vir a partir daquele dia. O fato é que quando o início do ano letivo ocorre em uma quinta-feira, poucas pessoas aparecem e, consequentemente, não pude conhecer a totalidade dos alunos.
Ao soar do sinal, coloquei os pés nos corredores que dão acesso às salas de aula e logo se acumularam vários alunos ao meu redor com o intuito de conhecer a nova professora de Educação Física. E em instantes surgira a pergunta que ouviria todos os dias em que entro nas salas de aula: “Professora, a aula hoje vai ser na quadra?”, E posso afirmar com veemência que não houve um dia sequer em que pelo menos um aluno não tenha realizado tal pergunta.

Enfim, posso dizer que naquele dia os alunos saíram decepcionados. A ânsia em ir para a quadra já no primeiro dia de aula foi suprimida no momento em que os comuniquei sobre a reforma inacabada do local. E, conformados, aguardaram a minha próxima aula com a esperança e na torcida para que a reforma fosse concluída o mais rápido possível.

Nas primeiras semanas de aula tudo ocorreu na perfeita paz. Tudo acima das minhas expectativas. Contudo, com o passar de mais algumas semanas os problemas começaram a aparecer e a verdadeira realidade escolar começou a ser desvelada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário