segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os retrocessos da Educação Física escolar

            Há alguns dias deparei-me com uma notícia que me fez refletir sobre qual a finalidade está sendo atribuída às aulas de Educação Física na escola. Qual seria o imaginário que professores de outras disciplinas, gestores, e os próprios alunos carregam sobre a presença e importância das aulas de Educação Física.
            Sabemos que à nossa área, ao longo dos anos, foram atribuídas inúmeras finalidades que convergiam com os interesses políticos e sociais de cada época. Em linhas gerais as aulas de Educação Física eram responsáveis pela formação acrítica de homens fortes, pela manutenção de corpos saudáveis, bem como pela formação de atletas esportivos.
            Com o decorrer do tempo muito se discutiu sobre a finalidade que mais se adequaria à educação física inserida em um contexto escolar. Após muitos estudos e reflexões de um sem número de pesquisadores e estudiosos sobre o assunto chegou-se a um conceito de uma área que se respalda em uma tendência que defende a Educação Física enquanto o componente curricular responsável pela formação de seres conscientes, críticos e autônomos em relação às possibilidades do seu movimentar-se em meio ao seu contexto. E para isso, faz-se necessário o trabalho pedagógico com a imensidão de conhecimentos presentes em nossa área que podem ser divididos em grandes eixos temáticos, sendo eles, os jogos, esportes, ginásticas, lutas e atividades rítmicas.
            Destarte, constata-se certa evolução no pensamento que tange à finalidade da disciplina de Educação Física na escola. Assim, retomo o início do post em que mencionei a notícia que me instigou a tal reflexão. Segue a seguir o link da notícia:




            Instalação de academias dentro do espaço escolar. Um avanço ou um retrocesso? Não estaríamos retornando ao ideal de Educação Física defendido há algumas décadas? Aquela em que o importante era a formação de homens fortes e saudáveis? Com as aulas realizadas nas academias, onde ficariam os demais conteúdos. Creio que aulas voltadas apenas para as atividades de academia restringem em demasia o acesso do aluno à imensidão de conhecimentos da cultura corporal.
            Contudo, a fala que mais me preocupa é o entendimento da diretora da escola. “os equipamentos para exercício foram uma grande melhoria na escola, um atrativo a mais para os alunos”. Acredito que pior do que ser responsável apenas pela formação de seres fortes e saudáveis é servir tão somente como um atrativo para os alunos.

4 comentários:

  1. A quem ponto chegou a nossa educação física escolar!
    Um parenteses pela ótima linguagem e trajetória sobre a educação física feita pela blogueira Denise!PARABÉNS!

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  2. Obrigada pelo elogio, Pedro Lucas.
    Espero que continue acompanhando os meus posts.

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  3. Professora publiquei (Excelente por sinal)esta postagem no blog http://tecef.blogspot.com/2011/08/os-retrocessos-da-educacao-fisica.html, gostaria de convidar a Senhora para ser autora de nosso Blog para a discussão e o fortalecimento da Educação Física. Todos juntos podemos fazer a diferença na perspectiva da Educação Física em nosso País. Maiores infomações ticweder@hotmail.com ou academijuara@hotmail.com

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